PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL DO PÂNTANO DO SUL

PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL DO PÂNTANO DO SUL

 

A proposta também se baseia no conceito de “sustentabilidade ecológica”, que supera o conceito difuso de “desenvolvimento sustentável”, combinado com o paradigma sócio-ambiental de “Distrito Parque”. Diante desse macro-conceito, a proposta visa concretizar um “corredor ecológico”, em função da imperiosa defesa da
biodiversidade, ainda tão negligenciada no nosso país. Nesse aspecto, a nova UC concretizará o “elo que falta” para configurar este corredor ecológico ligando o maciço da Lagoinha do Leste ao maciço do Ribeirão da Ilha, em confluência com o Parque da Lagoa do Peri em seus limites a sul.

PROJETO DO PARQUE NATURAL NO PÀNTANO DO SUL – NGD-FEEC-UFECO – 06.06.2012.

A proposta de criação do Parque Natural se baseia numa idéia/conceito de “Distrito Parque”, e tem sua origem na visão de conjunto da cidade e da ilha, apontando claramente para o resgate da vocação ambiental e paisagística da região sul da Ilha de Santa Catarina, área que reúne várias UC’s, indubitavelmente a região ainda mais bem preservada da mesma, propiciando assim um equilíbrio de pressão antrópica em relação às regiões centro e norte da ilha, hoje já bastante adensadas. Esse aspecto, da vocação natural e paisagística, a par dos demais atributos sócio-ambientais, é decisivo para justificar a necessidade de criação desse parque natural de proteção integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *