Este trabalho teve como objetivo analisar a proposta de atualização do Plano Diretor do Pântano do Sul, realizado pelo IPUF e propor diretrizes para um novo zoneamento. A metodologia utilizada foi:
– pesquisas em livros;
– em dissertações;
– na internet;
– visitas de campo;
– entrevistas com os agentes envolvidos no processo e
– recolhimento de dados em instituições (IPUF, CASAN…).
Durante este processo houve algumas dificuldades, principalmente em relação ao recolhimento de dados em instituições. A CASAN nada soube informar a respeito do aqüífero do Pântano do Sul e os dados sobre o Macrozoneamento proposto pelo IPUF foi conseguido pelo site, a visita a instituição nada soube repassar.
Inicialmente o trabalho apresenta um pouco sobre a região e seus moradores, descrevendo desde a formação geológica da região, os ecossistemas, o histórico até os dados populacionais e econômicos. Depois entra-se no aspecto legal, enumerando as leis mais ligadas ao meio ambiente que podem ser aplicadas na região.
Então é apresentado as problemáticas, um pouco sobre o turismo, empreendimentos previstos para a região e conceitos.
Finalmente mostra-se o Plano Diretor atual e a proposta de macrozoneamento do IPUF. Segue-se com uma análise da proposta e propõe-se novas diretrizes para um novo zoneamento, baseado em ideais ecologicamente corretos e sempre pensando em uma integração entre as partes envolvidas.